GEOGRAFIA AULA 1

Geografia

Palavra de origem grega onde,
Geo (terra) + Graphos (descrever, escrever) = descrever a Terra.
A Geografia estuda as relações entre a sociedade e a natureza.

Geógrafo

Profissional que estuda a geografia.
Há muito tempo forneciam mapas e outras informações para os soberanos das terras e homens de negócios. Os mapas estabeleciam limites de países e também por meio deles era possível planejar as batalhas em tempo de guerra, comandar navios e tropas. Ajudavam os homens de negócios a estabelecer rotas para o comércio.

Heródoto

Pensador grego considerado o pai da Geografia e o pai da História, Heródoto foi o primeiro não só a gravar o passado, mas também a considerá-lo um problema filosófico ou um projeto de pesquisa que podia revelar conhecimento do comportamento humano. A sua criação deu-lhe o título de "pai da história" e a palavra que utilizou para consegui-lo, historie, que previamente tinha significado simplesmente "pesquisa", tomou a conotação atual de "história".
Heródoto descreveu o Egito como uma dádiva do Nilo, isso porque o rio Nilo, que atravessa o Egito, tem cheias periódicas. Quando as águas voltam para o leito do rio, deixam nas margens depósitos de matérias orgânicas que fertilizam as terras. Foi graças a essas terras férteis que o Egito se tornou uma potência na Antiguidade.
Quando as águas baixavam os sacerdotes eram chamados para tornar a marcar o limite dos terrenos. As medidas dos níveis das cheias eram usadas para calcular o tamanho das safras e o imposto que os faraós poderiam cobrar dos agricultores.

Espaço geográfico

O espaço geográfico deve ser considerado como um conjunto que não deve ser separado, onde há, de um lado, certo arranjo de objetos geográficos, objetos naturais e objetos sociais e, de outro lado, a vida que os preenche e os anima, ou seja, a sociedade em movimento.
O conhecimento do espaço geográfico foi muito importante na época de guerras. Na batalha de Maratona, entre os gregos e os persas, esse conhecimento do terreno foi fundamental para a vitória dos gregos. 

Batalha de Maratona

A Batalha de Maratona ocorreu na planície de Maratona na Grécia, entre os gregos e os persas durante as Guerras Médicas em setembro de 490 a.C.
A Batalha começou muito antes, quando os gregos pagaram mercenários pra que esses pusessem fogo em uma cidade persa durante o reinado de Darío. Revoltado Darío enviou um exército para invadir Atenas.
Milicíades, general ateniense avisado do desembarque, reuniu seus melhores mensageiros que correram para Esparta, para pedir ajuda. Esparta prometeu enviar ajuda, mas argumentaram que não poderiam enviar antes de seis dias por questões religiosas. Milicíades então enviou o exército ateniense sem a ajuda dos espartanos.
Provavelmente, eram cerca de 10 a 15 mil atenienses contra cerca de 100 mil persas com 600 navios. Os gregos venceram a batalha graças à habilidade de Milicíades, que atraiu os persas para uma armadilha.
Conta-se que os persas empurraram os gregos para trás com suas flechas, até que num movimento rápido, os gregos cercaram os persas em uma espécie de "concha". Os persas cercados não puderam se defender das enormes lanças gregas.
Derrotado, os persas fugiram pelo mar. Historiadores dizem que foram cerca de 6000 persas mortos e apenas 190 soldados gregos.
Outra lenda interessante é que assim que os gregos venceram, Milicíades enviou um mensageiro à Atenas, e ao chegar lá, depois de correr por 42 km (distância entre a planície de Maratona e Atenas) e de contar ao povo na praça de Atenas sobre a vitória grega, o mensageiro morreu de exaustão.
ESTA IMAGEM ILUSTRA CLARAMENTE COMO OS GREGOS APROVEITARÃO
DOS SEUS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS PARA VENCER A BATALHA CONTRA OS PERSAS.

Paisagem (objetos geográficos)

Para a geografia a paisagem é indicadora do conteúdo vivo e de processos dinâmicos, isto é, que estão sempre em atividade. A paisagem evolui continuamente.
Físicos: Montanhas e rios.
Biológicos: Árvores e animais.
Elementos humanos: Homem.
Produtos da atividade humana: Casas, prédios, estradas, etc.
As condições de vida são resultados da maior ou menor ação da sociedade sobre os processos naturais.
As paisagens são produtos das mais diversas combinações de fenômenos, mas entre os fenômenos também existe a diversidade, um relevo que pode ir de barrancos a planaltos imensos ou cordilheiras, por outro lado, são as condições climáticas que determinam as características da vegetação e do solo e também os agentes de erosão que modelam o relevo. Assim se criam as diferentes paisagens naturais, que são resultados das interações entre clima, solo, vegetação e relevo.
A atividade humana transforma a paisagem natural numa paisagem humanizada. Paisagens agrícolas, mineiras, industriais, etc.
ex:

a terra

2 comentários: